quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Fale, não represente




Quando uma pessoa expressa seus sentimentos com palavras, em vez de ações, reduz as chances de ser mal interpretada e leva o parceiro a reagir receptivamente. Fechar-se em silêncio, ou pisar duro e bater portas, são atitudes que mostram a existência de um problema e que os parceiros não expressam convenientemente seus sentimentos. Quando uma pessoa se sente magoada, triste ou zangada, seu primeiro impulso pode ser o de expressar seu estado emocional com atitudes, ao invés de usar as palavras. Dramatizar a mágoa, a tristeza ou a raiva pode ser preferível à repressão das emoções, mas os seres humanos têm a capacidade de falar – o que é sempre uma opção melhor.


Quando dizemos “eu me sinto”, dando nome à emoção e explicando o seu motivo, abrimos caminho para a solução do problema... Além disso, colocar os sentimentos em palavras permite expressar a sua intensidade... Expressar sentimentos ruins verbalmente demonstra tanto a coragem da pessoa que fala como a confiança que é depositada naquela que ouve. É preciso ter coragem para mostrar fragilidade, para falar a outra pessoa a respeito de momentos que provocaram mágoa, perturbação ou que representaram um insulto.

Mas, falar não significa “explodir” de raiva... quanto mais emocionalmente intensa for a linguagem, mais intensa será a reação do outro. E quanto mais os dois se inflamarem, mais aumentará a probabilidade de tomarem posições opostas... Por isso, preste atenção às palavras que usa para descrever seus sentimentos negativos e, principalmente, ao modo como fala – esses são os pontos chave para o outro reagir de maneira construtiva.

(texto de Susan Heitler, do livro “A arte do relacionamento”)

20 comentários:

  1. Acabei de encontrar seu site e por sinal um site respeital.
    sua postagem é ótima .
    Hoje tem muitos blogs sem conteudo embora respeite a todos mais o seu realmente é uma referencia.
    Estou seguindo vc convido a conhecer meu cantinho também .
    Vou ficar muito feliz.
    Um feliz final de semana,Evanir
    www.fonte-amor.zip.net

    ResponderExcluir
  2. gooostei do seeu bloog, e too te seguindo
    e see quiseer me seguiir tbm hehe '
    beijoos '

    ResponderExcluir
  3. oi vim divulgar meu blog
    se vc puder entrar eu agradeço.

    http://serleitor.blogspot.com/


    bjos

    ResponderExcluir
  4. É as palavras tem um poder danado. VC tem razão quando diz que é necessário ter cuidado na escolha das palavras. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Belas palavras querida :) *

    ResponderExcluir
  6. nossa amei esse post
    me indentifiquei com seu blog *-*
    este é o meu
    http://sao-coisas-de-garotas.blogspot.com/
    Bjos de sua NOVA seguidora !!

    ResponderExcluir
  7. este texto é mesmo verdadeiro, não podia mais concordar com ele.

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu blog....
    Adorei as postagens...
    to me deliciando com ele!
    rsrsrs
    ah tbm tenho meu cantinho
    http://cronicasdeanjos.blogspot.com/
    adoraria te ver por lá...
    bju

    ResponderExcluir
  9. o dificil é quando ele nao qr falar... age de forma estranha e nao se abre ao dialogo...

    ResponderExcluir
  10. Falar é bem melhor, do que só agir. Não causa mal entendidos, interpreta-se do jeito que se sente.

    Ameii teu blog...to te seguindo!
    Bjaum.*.*.

    Me encontra no:
    meninasegredos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito do teu blog, ja estou a seguir, aproveito e deixo o meu aqui
    http://vmdaoneday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. prezado amigo Ayres,adorei,sua post,muito
    interessante,e apropriada,um ótimo conselho,
    adorei seu blog e ja sou sua seguidora,venha visitar-me se possivel,mentoresdeluz,blogspot.com
    com carinho Marlene

    ResponderExcluir
  13. Gostei MUITO da sua postagem.
    Seu blog está repleto de mensagens lindas!
    Farei parte dele!
    Um beijo,
    Amanda Mol.
    nochadascinco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Os teus gestos falam tão alto aos meus ouvidos que mal posso ouvir tua voz!!!
    Adoro essa frase, vim compartilhar!!!
    Bj!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia.
    Adorei a matéria.

    Quando se fala dos sentimentos, você dá chance ao outro, de não repetir no erro.
    O pior em um relacionamento amoroso, é aquela questão de um saber jogar mais que o outro.
    Quase sempre, um guarda as cartas na manga...

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  16. Precisamos ter cuidado com as palavras sim. podemos magoar alguém sem querer fazer isso. Faço isso constantemente :/

    deixei um selinho para você lá no blog, confere lá depois :D

    ResponderExcluir

Quero um amor assim!!!

Nossa se todas colocassem em prática esse texto muitos seriam mais felizes em seus relacionamento, perfeito.... Que o universo me ouç...