quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Você é artista


Cada um de nós vem ao mundo com um potencial. Uns com mais talento que os outros, é verdade ­ assim mesmo é a vida, fazer o quê.Mas isso não quer dizer que, se você não foi batizado na Áustria com o nome de Wolfgang Amadeus Mozart, você deva se resignar a uma existência opaca, a uma vidinha besta. Muito antes pelo contrário. É essencial para sua felicidade auscultar o próprio coração e descobrir por que, afinal de contas, você está aqui. E o que você pode fazer para ­ em seu trabalho, em seus momentos de lazer, em suas relações pessoais, em sua forma de enxergar o mundo ­ identificar esse seu lado que é só seu e usá-lo para ter uma vida muito mais completa, em todos os sentidos.

E a criatividade pessoal é a chave de tudo isso, é um dos segredos da felicidade. Só que descobrir o que há dentro de você não é mel na sopa. O psicólogo suíço Jean Piaget considerava a criatividade "um presente magnífico à espera de ser pesquisado".

As crianças são um exemplo para quem deseja redespertar para o mundo da criatividade. Quando nascemos, temos um potencial quase ilimitado de talentos. Falta-nos repertório (cultura e conhecimento dos meios formais de produção); no entanto, sobra-nos intuição. Por isso, para as crianças é muito mais “fácil” criar; os produtos desenvolvidos por elas são mais graciosos, sugestivos e originais do que os moldados pelas crianças um pouco mais velhas”.

A base da criatividade é a intuição. Aprenda a identificá-la em sua vida e como nunca perdê-la em seu cotidiano.

E não esqueça: gente é pra brilhar... Picasso é pra brilhar... Caetano Veloso é pra brilhar... você é pra brilhar.

(adaptado - artigo de Leandro Sarmatz, publicado no site Vida Simples - edição Junho/2006)

Um comentário:

  1. Eu me considero criativa, rs.
    Eu acho que a criatividade é uma qualidade fundamental para que possamos melhorar nossa área profissional, mas também melhorar todas as outras áreas, familiar, profissional, sentimental, pois temos que ser criativos e inovar, criar, mudar.

    ResponderExcluir

Quero um amor assim!!!

Nossa se todas colocassem em prática esse texto muitos seriam mais felizes em seus relacionamento, perfeito.... Que o universo me ouç...